Astrônomos observam pela primeira vez 'café da manhã' de um buraco neg
- 19/12/2019
Usando um grande telescópio, eles viram reservatórios de gás frio que são o 'alimento perfeito' para buracos negros supermassivos no centro de uma galáxia. Imagem, que parece desfocada, mas registra objeto a bilhões de anos-luz da Terra, foi divulgada nesta quinta (19) pelo Observatório Europeu do Sul (ESO). Ela ajuda a entender melhor a formação do universo.
Astrônomos europeus conseguiram observar o momento em que um buraco negro se alimenta de gases que estão ao seu redor, bilhões de anos atrás. Os cientistas do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) usaram um grande telescópio (Very Large Telescope) e enxergaram reservatórios de gases frios de uma das primeiras galáxias do universo. A descoberta ajuda a entender melhor a formação do universo.
A imagem foi divulgada nesta quinta-feira (19), na revista científica "The Astrophysical Journal".
A parte em azul na foto é um acúmulo de gás hidrogênio. Esses objetos super luminosos são chamados "quasares", e estão muito distantes da Terra. Acredita-se que eles sejam ligados a buracos negros supermassivo que estão no centro de galáxias.